Este aldeamento turístico, situado em Ribamar (Mafra), contém 11 unidades de apartamentos térreos T0 e T1 pensados como um módulo que se reproduz e uniformiza a encosta. Com a mesma linguagem arquitetónica e materialidades encontram-se a área de portaria (cota mais alta) e a área comum/serviços/lazer (cota mais baixa). As unidades mais próximas desta área de vivência exterior encontram-se adaptadas a pessoas com deficiência e/ou limitações motoras, bem como a totalidade das circulações pelo aldeamento, por se pretender projetar de forma inclusiva.
Ao nível da conceção interior do apartamento turístico, foram criados nichos adaptados aos diferentes momentos da vivência do dia-a-dia, interligados por um corredor envidraçado com vista para o mar e jardins; contém ainda uma varanda privada suspensa e enquadrada com a cozinha.
Paisagisticamente, a estratégia passou pela aplicação de prado, que requer baixa manutenção, conjugado com a criação de áreas verdes distintas que compõem desde zonas de descanso e ensombramento proporcionado por grandes elementos arbóreos, a zonas de ervas aromáticas para consumo dos hóspedes.
A nível arquitetónico, as cores suaves foram valorizadas, destacando-se o branco, aplicado ao edificado e aos muros de suporte, contrastando com o verde do prado, e as tonalidades beges, aplicadas à madeira e às peças cimentícias de produção portuguesa, nas fachadas.
- Projeto: Aldeamento turístico de 11 apartamentos e áreas comuns
- Localização: Ribamar
- Área: 970,60m2
- Tipologia: T0 e T1
- Ano do Projeto: 2023